Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Vou trabalhar no Carnaval. Quais são os meus direitos?
Page/Post Excerpt

exame

Somente são considerados feriados no Brasil, aqueles determinados por lei: seja por meio de uma Lei Federal (feriados nacionais), estadual (feriados do Estado) ou municipal (feriado do Município).

Apesar da festa de Carnaval estar arraigada nos usos e costumes nacionais como feriado, este não é oficializado por lei federal, como é o caso de outros feriados nacionais.

Assim, o carnaval somente vai gerar direitos extras se for considerado feriado no seu Estado ou no Munícipio. E para tanto, você deve se informar nos sites oficiais de sua localidade.

Caso os dias de carnaval sejam considerados feriado oficial na sua região, o funcionário que trabalhar nestes dias terá direito à remuneração de um dia a mais de serviço, ou seja, o pagamento a mais de 100% do dia de feriado trabalhado.

Notícias relacionadas

Comments (2)

Não é bem assim. Em relação aos feriados CIVIS, somente a União pode decretá-los, por meio de lei federal.

A ÚNICA exceção é quanto à data magna do Estado, que deve ser fixada em lei estadual, e os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do Município, que devem ser fixados em lei municipal.

Apenas e só.

Então, nesse caso, o Carnaval NUNCA será feriado, salvo se passar a ser reconhecido por lei federal. No caso de o Carnaval ser considerado feriado no Estado ou Município, tal fato não obriga o empregador a concedê-lo.

Abraços fraternais.

Obrigado pela contribuição, Igor!

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.