Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Veja quatro razões para manter seu salário em segredo
Page/Post Excerpt


Alguns funcionários têm um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e acabam contando todos os detalhes profissionais, inclusive quanto ganham por mês. Mas, segundo especialistas, o salário é uma daquelas informações que é melhor guardar para si.

Nós conversamos com o consultor de carreira, coach e professor da IBE-FGV Vagner Sandoval e com Isis Borge, gerente de divisão da consultoria Robert Half, para entender os motivos para não sair contando a todos quanto você ganha. Confira quatro razões:

1) Evitar mal-estar entre os colegas de trabalho

Pode acontecer de um colega de trabalho ter um salário menor do que o seu, e compartilhar essa informação pode acabar gerando um mal-estar entre vocês. “Isso destrói o clima organizacional e acaba criando concorrência dentro da própria empresa”, diz Sandoval.

Borge afirma que as diferenças salariais existem dentro da empresa, inclusive para quem exerce a mesma função, mas é melhor não compartilhar a informação para evitar o desconforto. “É possível que um profissional no mesmo cargo receba um salário diferente. Isso depende do tempo de casa, metas que cada um alcançou, histórico na empresa e mérito, por exemplo. O salário é muito confidencial.”

2) Não ficar desmotivado

O contrário também pode acontecer e você descobrir que o seu colega ganha mais. “Fica aquele clima ruim. Quando o profissional se revolta, ele fica contra a própria carreira. Em vez de produzir, ele vai puxar o freio e não vai se envolver com os projetos como queria. Tem coisa que é melhor não saber”, diz o professor.

Para ele, o funcionário deve analisar quanto as outras empresas estão pagando. “O profissional não deve se comparar com o colega do lado. Ele deve se comparar com o quanto o mercado está pagando”, diz.

3) Por questões de segurança

Antes de sair mostrando o holerite para todo mundo, o profissional deve lembrar que sua segurança também está em jogo.

Ele pode acreditar que seu salário não é alto, mas outras pessoas podem considerar que sim. “Se a informação do salário vazar, ela pode ficar no conhecimento de pessoas impróprias”, diz Sandoval.

4) Não ter conflito com familiares

Não é só no ambiente de trabalho que o salário deve ser mantido em segredo. Os especialistas também aconselham a não comentar sobre quanto recebe no final do mês para amigos e familiares. “Acredito que no máximo o marido ou a mulher”, afirma o professor. Para ele, a exposição de quanto recebe pode trazer conflitos familiares.

Borge concorda. “Um familiar pode pedir empréstimo e gerar um desconforto. É melhor se precaver e não falar nada”, diz ela.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.