Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Vale a pena acordar 5 da manhã? Este é o segredo das rotinas de sucesso

Você deveria acordar na mesma hora que o Tim Cook ou o Bill Gates? Descubra o segredo de produtividade das pessoas de sucesso


(LumiNola/Getty Images)

Se você for ajustar seu despertador para acompanhar a rotina de presidentes de grandes empresas e bilionários, é melhor se preparar para acordar cedo.

Que horas? Tim Cook, o CEO da Apple, já está de pé antes das 4 da manhã. Jack Dorsey, cofundador do Twitter, desperta às 5. Bill Gates e Jeff Bezos preferem ter um pouco mais de sono: saem da cama por volta das 7 horas.

Embora o clube das 5 da manhã tenha se popularizado com o livro homônimo de Robin Sharma, não existe um número mágico que vai determinar o sucesso de quem pula da cama antes do sol nascer.

É o que diz Lara Branco, responsável pela área de dados da The School Of Life Brasil e professora do curso Gestão de Tempo e Produtividade da Exame Academy em parceria com a ACE, durante o episódio do podcast Entre Trampos e Barrancos.

“Não tem nada que seja biologicamente comprovado com relação às 5 da manhã. Eu gosto de acordar cinco da manhã, é uma forma de criar tempo. Não consigo esticar as 24 horas do meu dia. Quando me proponho a acordar mais cedo, posso ganhar horas antes que as pessoas acordem”, diz a especialista.

Essa “magia” para criar tempo não é o bastante para ter sucesso. Para além de vencer a tentação do botão soneca, o tempo ganho precisa ser bem utilizado para realmente valer a pena.

A especialista propõe uma reflexão muito utilizada na The School of Life. Pense nas duas perguntas: Vale a pena acordar com mais calma? Vale a pena ter um tempo de silêncio em um mundo com tanto barulho?

“Essas perguntas levam a ações. Tomar café com calma, colocar comida para os pássaros, fazer uma meditação, abrir um livro que quero ler e não encontrei tempo. Isso me dá motivo o suficiente para, na hora que escuto o despertador, não apertar o botão da soneca”, explica ela.

O segredo para acordar mais cedo é ter motivos claros para o que você vai direcionar seu tempo. E essas horas a mais na manhã são melhor utilizadas quando direcionadas a metas pessoais e bem-estar.

Bill Gates, por exemplo, afirma que começa o dia correndo na esteira e assistindo vídeos educacionais. O CEO do Twitter, Jack Dorsey, diz que medita por 30 minutos e depois faz exercícios físicos. Jeff Bezos evita marcar qualquer reunião antes das 10 horas.

São todas formas de “mandar” no seu tempo e iniciar o dia nos seus próprios termos durante essas poucas horas de silêncio. “Não tem relação com as cinco da manhã. É sobre esse espaço da manhã, o horário com boa capacidade criativa, mais atenção e disponibilidade”, comenta Branco.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.