Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Vai ao happy hour? Pesquisa mostra prejuízo bilionário causado por ressaca

Profissionais do Reino Unido disseram ser 39% menos eficazes quando insistem em trabalhar apesar de terem bebido muito


A economia do Reino Unido tem um custo de 1,4 bilhão de libras (US$ 1,8 bilhão) com pessoas que vão ao trabalho de ressaca ou ainda embriagadas, segundo dados de pesquisadores.

O Instituto para Estudos do Álcool (IAS, na sigla em inglês), de Londres, fez o cálculo com base em uma pesquisa com 3,4 mil trabalhadores do Reino Unido, que em média disseram ser 39% menos eficazes quando insistem em trabalhar apesar de terem bebido muito em algum momento anterior. A análise considerou o resultado juntamente com os custos médios de mão de obra para chegar ao prejuízo econômico.

O IAS disse que o governo subestima o custo econômico total do álcool, porque seus próprios dados não levam em conta o “presenteísmo” de pessoas embriagadas ou de ressaca que insistem em ir trabalhar apesar de sua condição. Incluir pessoas com ressaca no trabalho aumentaria a medida oficial do custo econômico para 8,7 bilhões de libras, disseram os pesquisadores.

“Mesmo entre aqueles que bebem em um nível menos prejudicial, trabalhar intoxicado e de ressaca pode reduzir a produtividade”, disse o analista do IAS, Aveek Bhattacharya, autor do relatório. “Essas conclusões devem encorajar o governo a revisar suas estimativas oficiais do custo do álcool para a sociedade, que agora estão lamentavelmente desatualizadas. Espero que esses resultados ajudem a mudar o debate sobre o álcool e a economia.”

Funcionários com salários mais altos estavam no grupo de maior probabilidade de ir trabalhar de ressaca ou intoxicados, segundo a pesquisa. Cerca de 55% das pessoas que ganham mais de 60 mil libras por ano já trabalharam de ressaca ou embriagadas, em comparação com 29% dos trabalhadores que recebem menos de 10 mil libras por ano.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.