Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Teste seu nível de estresse para começar 2014 mais relaxado e mais produtivo no trabalho
Page/Post Excerpt

O Globo

O estresse tem impacto direto na produtividade dos trabalhadores e, por consequência, nos resultados das empresas. Para começar o ano mais relaxado e mais produtivo, elaboramos um teste (encontra-se no final da página), em parceria com Gilberto Ururahy, diretor da Med-Rio, que vai ajudar o profissional a identificar se está com níveis de estresse acima do recomendado.

— Níveis intoleráveis de estresse, associados a fatores como sedentarismo e fumo, formam um coquetel extremamente prejudicial à saúde, que abre as portas para diversas doenças. Se pensarmos no âmbito profissional, o desequilíbrio traz consequência negativas também para a saúde das corporações, pois resultam em decisões equivocadas, muitas vezes globais. Isso sem falar nas faltas, licenças médicas e, evidentemente, na redução da produtividade — afirma Ururahy.

Caso o resultado do seu teste de estresse fique acima do ideal, confira algumas dicas para implementar no início do ano:

Alimentação saudável — Uma alimentação que leve em conta não só o tipo de alimento consumido, mas também o tempo entre uma refeição e outra. Faça refeições balanceadas, com calma, e lanches intermediários entre o almoço e jantar. Mesmo que esteja muito atolado de tarefas, reserve um tempo para comer bem e com calma. Evite os sanduíches e salgados na mesa de trabalho.

Exercício físico — A atividade física regular é fundamental para a manutenção da saúde. Praticar regularmente alguma atividade traz diversos benefícios para todos, mas se torna fundamental no dia a dia de profissionais, segundo Gilberto Ururahy, porque o exercício, além de contribuir com o bem-estar, aumenta também a capacidade de concentração.

Sono regular — Uma boa noite de sono revigora e deixa o indivíduo mais preparado e alerta para enfrentar o dia.

Controle emocional — “Se você colocar todas as suas emoções o trabalho, elas vão faltar em outros segmentos da sua vida. Assim você corre o risco de acabar descuidando de si mesmo”, diz Ururahy.

Check-up — Realizar um check-up anual também pode ser o primeiro passo para a preservação da saúde. “Mas o check-up é apenas um primeiro passo. Com os dados em mãos é que é possível avaliar a saúde como um todo e criar metas ao longo do ano”, afirma o diretor da Med-Rio.

Teste

Abaixo uma autoavaliação dos níveis de estresse, que tem como objetivo checar o quanto situações de vida são percebidas como ameaçadoras por você.

Cada pergunta se refere ao período dos últimos 30 dias.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.