Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Tatuagem: Profissão gravada na pele

O Globo

Nem faz tanto tempo assim, consultores de RH eram unânimes em afirmar: não é bom deixar tatuagens à mostra durante uma entrevista de emprego. Hoje, elas desfilam por aí, livremente, colorindo escritórios, palcos, cozinhas, lojas, como símbolo de paixão pela profissão.

Marcada com tinta e uma dorzinha cortante há dez anos, a clave de sol no pulso direito da cantora Andrea Dutra foi feita para registrar a passagem de um período pessoal difícil, pós-separação, para um bom momento profissional, com a entrada no grupo vocal Arranco de Varsóvia e a criação do Andrea Dutra Quarteto.

— A música é o sentido da minha vida. Fiz vermelha para deixar bem claro que é um caso de amor — diz a cantora.

Para o luthier e músico Tony Pelosi, mais que amor à música, a lira em seu braço é símbolo do sentimento pelas filhas, que lhe deram a tattoo num Dia dos Pais, há oito anos:

— As cordas simbolizam minhas filhas comigo e a lira, um coração a nos envolver. Por isso, o desenho tem traço contínuo, sem início, meio ou fim.

Tanto simbolismo faz a alegria de qualquer tatuador. Para Leo Novaes, do estúdio que carrega seu nome, é preciso lembrar que, mesmo feita como homenagem, a tatuagem deve ser bonita e bem pensada. No braço do chef Adrian Simini, por exemplo, fez uma mandala com temperos como salsa e sálvia, além de garfo e faca. E a tattoo vai ocupar todo o braço com outros utensílios culinários, mais temperos e talvez até uma garçonete.

Fechando peito e costas com o rapel

O instrutor de rapel Júlio Trindade começou mais modesto. Por ora, só tem um desenho representando um homem pendurado na corda. Mas a intenção é “fechar” o peito e as costas, só com a temática rapel.

— A tattoo é o símbolo da minha equipe, a Extremus, que é como uma família para mim.

Já para a cenógrafa Maíra Knox, a tatuagem serviu para marcar o momento que decidiu voltar ao teatro. Depois de trocar a cenografia pela moda, foi assistindo a uma peça infantil que ela decidiu largar tudo e voltar para as coxias. Espalhadas pelo corpo, as tatuagens lembram momentos de peças que marcaram sua decisão e a trajetória profissional.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.