Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Software ‘treina’ candidatos para entrevista de emprego

Exame


Mais do que a experiência profissional e formação (previamente elencadas no currículo), a maneira como o candidato interage com o recrutador também conta para o resultado final de uma entrevista de emprego.

Pensando neste fato (e em todas as outras situações em que a linguagem corporal importa), estudante de doutorado do MIT (Massachusetts Institute of Technology) criou um sistema de computador que promete dar um “upgrade” nas habilidades de comportamento dos seres humanos.

Como? O software MACH (que significa meu treinador de conversas automática, da sigla em inglês) usa uma webcam para analisar o comportamento do usuário e é capaz de, por meio de uma imagem 3D na tela do computador, fazer interações – como dar respostas, elaborar perguntas e até balançar a cabeça.

As expressões faciais, o tom de voz, a velocidade da fala e até o uso de palavras vazias, equivalentes ao brasileiro “tipo assim”, são analisados pelo software. Depois, o usuário pode assistir um vídeo de si mesmo durante a interação e acompanhar um resumo completo sobre como se comportou no período.

Ehsan Hoque, autor do projeto, testou o software com 90 estudantes do MIT. Os voluntários foram divididos em três grupos e participaram de duas simulações de entrevistas de emprego.

Entre as duas simulações, todos receberam ajuda: um assistiu vídeos com dicas sobre entrevista de emprego, outro fez uma simulação no software (mas não recebeu feedback) e o terceiro grupo, além da interação com o MACH, assistiu às gravações deles mesmos durante ao diálogo com o programa junto com informações detalhadas sobre como eles se portaram no período.

Resultado: na segunda entrevista de emprego, os membros do terceiro grupo tiveram um melhor desempenho do que os outros estudantes.

Veja como o programa funciona:

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.