Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Setor de tecnologia tem os funcionários mais engajados; veja ranking

Instituto de pesquisas ADP Research define engajamento como: o estado mental e emocional que permite uma pessoa entregar seu melhor


(Ruslan Pryanikov/Getty Images)

O instituto de pesquisas ADP Research define engajamento como: o estado mental e emocional que permite uma pessoa entregar seu melhor. Há anos, a organização tem medido os índices desse comportamento nos funcionários de empresas em diversos países.

Os dados de 2020 mostram que o Brasil melhorou de posição e 18% (eram 14% em 2018) dos trabalhadores estão em um estado de engajamento total. Além disso, o relatório aponta os setores em que essa motivação no trabalho é maior.

Em primeiro lugar está o setor de tecnologia, com 20% dos profissionais no mundo em um estado de alto engajamento. A posição ainda mantém uma distância grande do segundo colocado, o setor financeiro. Por último, fica a manufatura, com cerca de 12% de engajamento total.

Ranking dos setores mais engajados em 2020: (ADP Research/Reprodução)

Entre os fatores que ajudam a criar esse engajamento, o relatório da ADP destaca um ponto: quem confia em seu líder tem até 14 vezes mais chances de ser um profissional engajado.

Para Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina, o aumento no de 14% para 18% no Brasil pode ser explicado por medidas nos últimos anos que têm humanizado a gestão de pessoas nas empresas e as lideranças, o que ganhou peso durante a própria pandemia.

“A gente viu também que o trabalhador que confia no seu líder tem 12 vezes mais chance de ser engajado. Essa pode ser uma hipótese de por que esses números melhoraram. Temos exemplos de empresas e da liderança em se humanizar, se voltar para as pessoas, se acolher.”

Entre os benefícios do engajamento, está a garantia da resiliência. A pesquisa também verificou que o número de pessoas resilientes é o dobro entre os altamente engajados e os que só aparecem para trabalhar. O oposto também foi percebido: 80% dos vulneráveis estão dentro do grupo de baixo engajamento.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.