Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Saiba como elaborar uma carta de apresentação para uma vaga

O Globo


Prática muito comum nos Estados Unidos e na Europa, o pedido de uma carta de apresentação na hora de se candidatar a uma vaga de emprego começa a se tornar mais frequente no Brasil também. Mas o que é preciso para fazer uma boa carta de apresentação? Fabíola Lago, do portal vagas.com.br, dá algumas dicas para elaborar o documento.

— Há pessoas que têm muita experiência e dificuldade para selecionar o que destacar em três parágrafos. Outras estão no início da carreira e aí, entusiasmo não falta, mas falta experiência. É preciso equilibrar as informações que serão incluídas nessa carta — explica Fabíola.

Atenção aos pré-requisitos

O primeiro passo é ter atenção aos pré-requisitos. Não adianta começar a escrever a carta sem ter em mente o que a empresa está pedindo.

— Leia e releia os pré-requisitos para candidatar-se e veja como você pode atendê-los a partir da sua experiência profissional;

— Não importa se você desempenhou uma das funções há algum tempo. O importante é que você realmente reúna as competências solicitadas em sua apresentação, que depois serão comprovadas no seu currículo.

— Destaque e estruture de forma objetiva os requisitos no início da carta. Assim você vai captar a atenção do recrutador rapidamente:

Exemplo: Prezado Senhor(a), gostaria de me candidatar à vaga para Analista Sênior de Crédito de sua empresa. Conforme sua especificação, atendo aos seguintes pré-requisitos: Seis anos de experiência no segmento Habilidade para coordenar equipes Conhecimento dos softwares ERP utilizados em sua empresa.

Demonstre interesse e conhecimento

Procure deixar claro que, além de ter as qualidades exigidas para o cargo, você se identifica com os valores e cultura da empresa e conhece bem o seu posicionamento no mercado, o que dá mais motivação para querer o emprego. Indique também seu conhecimento da área, utilizando dados atualizados do setor ou comentando sobre tendências.

Exemplo: Acompanho o desempenho da empresa nos últimos anos no segmento XYZ e acredito que posso contribuir para desenvolver estratégias no setor de crédito, uma vez que já passei por uma experiência na empresa ZXD com desafios similares e obtive excelentes resultados.

Seja sucinto e cuidadoso

É preciso exercer a capacidade de síntese. A carta de apresentação não deve ter mais do que quatro parágrafos, caso contrário será difícil prender a atenção do recrutador. Além disso, Fabíola recomenda dedicação na elaboração da carta:

— Dedique-se: escreva, reescreva, leia em voz alta até ficar satisfeito com as prioridades que você selecionou para essa vaga especificamente.

É importante também focar nas necessidades específicas daquela vaga, mesmo que tenha outras qualidades a oferecer.

Os erros gramaticais também precisam ser evitados, já que causam má impressão nos recrutadores. Vale pedir a alguém para revisar o material antes de enviá-lo.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.