Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Responda a estas 4 questões para saber se está no caminho certo
Page/Post Excerpt


Não é raro, em determinado momento da vida, a gente parar e pensar: será que estou no caminho certo? A dúvida pode bater à porta por diversos motivos, por isso é tão importante que a pessoa possua autoconhecimento, afinal, é preciso primeiro saber aonde se quer chegar para só então descobrirmos se estamos no caminho certo.

Parece óbvio, mas muitos profissionais não fazem essa reflexão e acabam indo para onde “o vento os leva”. Afinal, se não se sabe aonde se quer chegar, qualquer caminho serve. Também pode acontecer de se definir um rumo e depois sentir que precisa mudar, mas sem ter clareza sobre qual seria essa mudança.

Para lhe ajudar a descobrir se você está no rumo certo, preparamos quatro perguntas que todo profissional deve se fazer para dar um direcionamento à sua carreira. Se você não conseguir encontrar essas respostas sozinho, sugiro buscar a ajuda de um especialista em orientação de carreira.

1. Quem sou eu?

Para responder a essa pergunta, é importante relembrar sua história de vida e carreira. Elenque os seus valores, o que é verdadeiramente importante para você em sua atividade profissional. Por exemplo, liderar, servir, dar poder aos outros, inspirar, relacionar-se, status e prestígio, ambiente amistoso, variedade e diversidade de tarefas, etc.
Nessa resposta também é importante levantar as suas competências.

2. Quais são os meus objetivos de vida?

Você já parou para pensar quais são suas metas? Imagine como você estará daqui a cinco anos em relação à sua carreira, sua família, sua vida espiritual, sua saúde, seu patrimônio, sua comunidade, seu lazer, sua vida cultural e novas habilidades. Relacione o que você quer e como pode conseguir isso em cada uma dessas áreas.

3. O que você quer deixar como marca neste mundo?

Para responder a essa pergunta, pense como você gostaria que as pessoas lembrassem de você. Por exemplo: foi muito hábil em ganhar dinheiro e adquirir bens materiais; era uma pessoa de família, que zelava pela união de seus parentes; foi um executivo de sucesso; foi um bom líder; contribuiu para um mundo mais justo, etc.

4. O que é sucesso profissional para você?

Isso mesmo, responda exatamente o que você pensa sobre isso, sem amarras, sem julgamentos. Por exemplo: ser famoso; ser reconhecido em sua área como referência; ter um salário alto; ter uma posição de liderança; ganhar o suficiente para viver e trabalhar em casa e/ou ter tempo para a família independentemente do cargo que ocupar, etc.

Quando tiver todas essas respostas no papel, você poderá perceber o que realmente deseja e para onde quer ir. Então, avalie se tudo isso condiz com o que tem agora e com o caminho que tem trilhado. Se perceber que está indo na direção contrária, então, é hora de rever os planos e alterar a rota. Pense nisso!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.