Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Quer funcionários produtivos? Tenha janelas no escritório
Page/Post Excerpt

Exame

Para ajudar os funcionários a serem mais saudáveis e produtivos as empresas precisam de nada mais do que janelas. Isso mesmo: janelas.

De acordo com um estudo das universidades norte-americanas Northwestern e de Illinois, empregados que trabalham em escritórios com exposição à luz natural têm um sono de maior duração e melhor qualidade do que aqueles que ficam em cubículos fechados.

Consequentemente, esses profissionais realizam mais atividades físicas e têm mais qualidade de vida, segundo a pesquisa.

Conforme aponta o material, ambientes com janelas fazem com que os funcionários fiquem 173% mais expostos à luz branca durante as horas de trabalho e durmam em média 46 minutos mais por noite do que aqueles que não veem a cor do dia.

“Há evidências crescentes de que a exposição à luz, particularmente pela manhã, é benéfica para a saúde e afeta o humor, senso de alerta e metabolismo”, diz a neurologista e especialista em sono Phyllis Zee, uma das autoras do estudo, em nota no site da universidade Northwestern.

Segundo Mohamed Boubekri, professor de arquitetura da Universidade de Illinois e coautor da pesquisa, uma solução para que as empresas consigam aproveitar o recurso natural e tornar os funcionários mais saudáveis – e mais dispostos – é garantir que as estações de trabalho fiquem a menos de 25 pés (cerca de 7,5 metros) das janelas.

“A luz do dia praticamente desaparece depois de 20 a 25 pés das janelas”, afirma na nota.

Participaram do estudo 49 pessoas que trabalham durante o período diurno: 27 que ficam em lugares fechados e 22 onde há janelas. Os dados sobre exposição à luz, atividade e sono foram medidos por meio da actimetria – que consiste em colocar no pulso do paciente um aparelho que registra o tempo que ele se move e repousa enquanto dorme.

Esse método foi aplicado em 21 dos participantes: 10 dos que trabalham em locais sem janelas e 11 dos que ficam em escritórios com luz natural. A qualidade de vida e do sono de todos os pesquisados também foi verificada em autoavaliações.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.