Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Os países com as semanas de trabalho mais longas (o Brasil está na lista)

A semana parece infinita? O país com a jornada semanal mais longa tem uma média de 47,7 horas de trabalhadas, segundo a OCDE


Você trocaria seu telefone por um expediente de 5h? Uma empresa de consultoria da Alemanha, a Rheingans Digital Enabler, está testando a jornada diária mais curta com algumas contrapartidas para aumentar a eficiência da equipe.

Os funcionários precisam guardar seus telefones, evitar conversar entre si, checar o e-mail apenas duas vezes no dia e todas as reuniões devem ter menos de 15 minutos.

A mudança foi uma tentativa do presidente da empresa, Lasse Rheingans, para ter mais tempo para passar com seus filhos, de acordo com o site Business Insider.

A semana de trabalho de 25 horas não está tão longe assim da semana dos trabalhadores holandeses, que tem a média de jornada mais curta do mundo. Segundo levantamento da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a média de trabalho semanal no país é de 29 horas. A média internacional é de 36,8 horas.

Enquanto o mercado ainda está se abrindo para a tendência do horário flexível, com testes como o da consultoria alemã, 83% das pessoas prefere trabalhar em empresas que já oferecem o benefício.

No ranking da OCDE, o Brasil ficou na 10ª posição com 39,5 horas de trabalho por semana. Para quem quer fugir para Portugal, uma má notícia: o portugueses estão empatados com os brasileiros.

Em primeiro lugar, ficou a Colômbia com a média de jornada semanal de 47,7 horas.

Os dados fazem parte do relatório “Better Life” da organização e analisam o equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal. Entre os 40 países do levantamento, apenas 11% das pessoas trabalham mais de 50 horas semanalmente.

Já está exausto e a semana mal começou? Confira os países com as semanas mais longas de trabalho:

15. Eslovênia – 39 horas/semana
14. Letônia – 39,1 horas/semana
13. Eslováquia – 39,1 horas/semana
12. República Tcheca – 39,4 horas/semana
11. Portugal – 39,5 horas/semana
10. Brasil – 39,5 horas/semana
9. Hungria – 39,6 horas/semana
8. Polônia – 39,8 horas/semana
7. Israel – 40,6 horas/semana
6. Chile – 42,8 horas/semana
5. África do Sul – 42,9 horas/semana
4. Costa Rica – 44,5 horas/semana
3. México – 45,1 horas/semana
2. Turquia – 47 horas/semana
1. Colômbia – 47,7 horas/semana

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.