Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Os artistas que os brasileiros mais gostam de ouvir no trabalho
Page/Post Excerpt


Adora ouvir música enquanto trabalha? Se você for como a maioria, a resposta é sim. Nada menos que 83% dos brasileiros costumam passar pelo menos parte do expediente com fones de ouvido, revela uma nova pesquisa do LinkedIn com o Spotify.

Os artistas britânicos são os favoritos dos brasileiros: a banda londrina Coldplay ocupa o primeiro lugar no ranking, com 41% da preferência nacional. Na segunda posição, com 31%, aparece o cantor inglês Ed Sheeran, empatado com os brasileiros Jorge & Matheus. A lista também inclui os norte-americanos do Maroon 5 (30%) e a banda brasileira Charlie Brown Jr (21%).

Embora muito populares no Spotify, Anitta e Wesley Safadão são considerados os artistas menos apropriados para se ouvir durante o expediente, com 39% e 37% respectivamente. Em seguida, aparecem Maiara & Maraísa (17%), Marília Mendonça (16%) e Simone & Simaria (16%).

Quando o assunto é gênero musical, 48% consideram o pop como o tipo de música que mais combina com o clima de trabalho. Em seguida, aparecem MPB (33%), clássica (30%), rock (24%) e sertanejo (22%).

As preferências musicais no trabalho varia conforme a região do país, conforme o infográfico a seguir:

O estudo também revela que os fones de ouvido não são exclusividade de profissionais de comunicação, design ou outras áreas consideradas mais “descoladas”. Nada menos que 98% dos profissionais de TI, 90% da área financeira e 79% dos engenheiros também gostam de um som para se concentrar em suas tarefas.

“Dificilmente imaginam um diretor financeiro escutando música enquanto desvenda o Excel”, afirma Pedro Alencar, CFO do LinkedIn para a América Latina. “Mas tenho muitas tarefas que exigem concentração do início ao fim, e a música me ajuda a manter o foco por mais tempo”.

A pesquisa mostra que a música é aliada da produtividade na visão de 90% dos entrevistados e fonte de motivação para 80%. Só 2% acreditam que os fones de ouvido não combinam com trabalho.

O hábito também tem forte conotação social para os brasileiros. Nada menos que 58% dos entrevistados dizem gostar de saber quais artistas seus colegas de trabalho estão ouvindo. A mesma porcentagem de pessoas afirmou que, na hora de escolher seu próprio repertório, procura escolher músicas que sejam aceitas pela maioria.

Quer sugestões de escuta? Vale conferir a playlist “Música no trabalho”, criada pelo LinkedIn e pelo Spotify a partir dos hábitos musicais de milhares de profissionais brasileiros.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.