Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Não cometa estes erros no WhatsApp ou nas redes sociais da empresa

Professor de português dá dicas para se comunicar melhor no grupo de trabalho e nas publicações em redes sociais


Nas mídias sociais, devemos pensar além de questões gramaticais, normativas; demonstrar habilidade comunicativa pode abrir valiosas portas à sua empresa ou à sua carreira.

É impressionante como a maioria dos chamados “posts” desprezam a pontuação do vocativo, em formas como: “Bem-vindo parceiros” ou “Bem-vindo clientes”.

Vocativo, função sintática responsável pelo chamamento, deve fazer uso de vírgula, dois-pontos ou exclamação: “Bem-vindo, clientes!”.

Além da pontuação que envolve a forma de evocar, é muito comum o deslize em relação à concordância verbal, em frases como esta: “Tem gente que vai morrer de amores com as coisas que os nossos produtos faz.”. Morrer mesmo? Faz? Por que não algo mais simples, direto, elegante, adequado, como:

Outro ponto a ser observado está no uso do acento grave. Já viu a frase “Um excelente dia à todos!”? Lamentável uso, já que antes de expressões de generalização não se usa esse acento. Quando encontrar “a”, no singular, e o termo posposto no plural, jamais aparecerá o grave: “Um excelente dia a (para) todos!”

Como estudioso da Língua, não defendo o preciosismo, os excessos, porque o profissional quer alcançar mais pessoas; defendo a simplicidade na construção textual.

Para isso, é vital que se faça a programação do conteúdo a ser publicado nas Mídias Sociais. Você certamente conhece alguns casos de personalidades que excedem no subjetivismo da “postagem”, registrando deselegâncias; há ainda líderes que não verificam questões gramaticais simples.

Em tempos pandêmicos, cautela e organização são preciosíssimos recursos.

Por Diogo Arrais, professor de português

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.