Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Metade dos desenvolvedores do Brasil não possuem ensino superior

Pesquisa inédita da Bain com o Google mostrou que 75% dos desenvolvedores estão há menos de cinco anos na área


Qual é o perfil do profissional de tecnologia do Brasil? Um levantamento inédito da consultoria Bain & Company com o Google estima que metade dos desenvolvedores mobile do Brasil não possuem ensino superior completo.

E 46% desses profissionais dedicam, em média, 4 horas programando como hobby. E a pesquisa mostrou que 75% dos desenvolvedores estão há menos de cinco anos na área.

Esses resultados mostram como os talentos do setor ainda não possuem muita experiência, ocupando mais cargos de iniciantes e juniores nas empresas. Esse grupo também entra no mercado por meio de cursos de programação online; além de terem comunidades e fóruns como grandes fontes de conhecimento.

A área é majoritariamente masculina, com apenas 26% das pessoas na pesquisa se identificando com o gênero feminino. E 60% da força de trabalho está abaixo dos 30 anos de idade.

Além disso, 65% se concentram na região Sudeste do país; 12% estão no Nordeste e 11%, no Sul.

Os dados também revelam o peso do sistema Android para o mercado de trabalho do setor no Brasil: 78% dos desenvolvedores começaram a carreira pela plataforma Android e o sistema operacional foi responsável por 66% do tempo total de programação no Brasil em 2019.

Segundo a pesquisa, são 630 mil empregos na cadeia de valor da plataforma Android, cerca de 35% dos trabalhadores de TI.

Como os profissionais de TI não estão buscando uma graduação para entrar na área, um dos principais recursos usados para uma inserção rápida no mercado é a formação em um bootcamp. Esse tipo de curso é, em geral, de curta duração, focado no mercado de trabalho e mistura as aulas teóricas com a prática de programação.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.