Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Metade dos brasileiros já assumiu culpa por erro de outros no trabalho

O Globo

Você já assumiu a culpa no trabalho pelo erro de um outro profissional? Então você faz parte dos 50% de brasileiros que já disseram ser os responsáveis por falhas alheias, mesmo não tendo culpa nenhuma na questão. Em todo o mundo, o índice chega a 56%. É o que indica uma pesquisa global feita pela Robert Half com 1.775 diretores de RH de 19 países. A Alemanha foi o país com o maior número de profissionais que admitiram ter assumido a culpa alheia, com 73%, enquanto a Bélgica apareceu em último lugar na pesquisa, com 42%.

Questionados sobre as razões que os levaram a assumir a culpa pelos outros, 38% dos executivos brasileiros disseram que a infração era pequena e não valia a discussão, enquanto 30% afirmaram se também se sentir diretamente responsáveis pela falha.

Para Daniela Ribeiro, gerente sênior da divisão de engenharia e marketing & vendas da Robert Half, a diferença entre os índices do Brasil em relação aos de outros países se deve ao fato de a cultura de trabalho no país ser mais emocional e de os funcionários serem mais focados nos relacionamentos:

— Os brasileiros gostam de prestar favores e preferem não dizer não. Mas, se algo errado acontece, os profissionais não querem levar bronca.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.