Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Magalu abre segundo trainee só para negros; veja como participar
Para a empresa, trainee com exclusividade para negros em 2020 teve um formato de sucesso; na época das inscrições, houve ataques na internet
Tempo de leitura: 2 min


(Magalu/Reprodução)

Na avaliação do Magalu, o programa de trainee do grupo de 2021 tem sido um sucesso e, por isso, o formato com vagas exclusivas para profissionais negros vai ser repetido no próximo ano.

Para Frederico Trajano, CEO do grupo, “não fazia sentido fazer uma ação pontual em um ano só”. A aposta do Magalu continua sendo em reforçar a presença de negros na liderança das empresas do grupo.

Em 2020, quando as inscrições exclusivas para pretos e partos foram anunciadas, a empresa sofreu ataques na internet, de que estava cometendo o chamado “racismo reverso”, suposta situação em que negros seriam mais valorizados que brancos. O Magalu chegou a responder denúncias de que esteja agindo de forma inconstitucional, mas todas foram indeferidas pela Justiça. O Ministério Público do Trabalho de São Paulo, inclusive, entendeu o movimento como reparação histórica.

O anúncio da exclusividade das vagas, na época, causou repercussão também nas redes sociais e nos veículos de imprensa. Em 2020, foram 22.000 inscritos e 19 selecionados. Na visão de Trajano, o impacto foi tão positivo que hoje é possível ver diversas empresas com políticas de cotas ou exclusiva para negros em seus programas de estágio e/ou trainee, com foco em melhorar a representatividade.

A decisão do Magalu, em 2020, de formatar esse tipo de trainee surgiu a partir de diagnósticos de que a empresa até tinha uma boa equidade racial em sua população total de funcionários, mas não na liderança.

Na liderança, em 2020, eram 16% os autodeclarados pretos e pardos. Em 2021, são 20%. Frederico Trajano comenta que o aumento se deve a ajustes na metodologia, que na pesquisa atual cobre 100% dos funcionário. Mesmo com o aumento, o CEO afirma que o percentual de 20% ainda é baixo.

“A gente resolveu repetir a dose em 2022. Foi uma decisão honesta levando em conta que a gente tem uma anomalia. Eu gosto de usar essa palavra forte porque é isso que tem a baixa representação de negros em liderança no Brasil. Eu vou comemorar quando uma parcela grande dessas pessoas aqui virarem gerentes e diretores”, diz.

Pré-requisitos:

  • Formação entre dezembro/2019 e dezembro/2021 em qualquer curso de bacharelado ou licenciatura (formação entre setembro e dezembro/2019 é considerado dezembro 2019);
  • Disponibilidade para residir na cidade de São Paulo/SP;
  • Disponibilidade para viagens (*se o contexto da pandemia pela covid-19 estiver normalizado);
  • Ser negro (autodeclarar preto ou pardo);
  • Alinhamento com a cultura Magalu.

Benefícios: os salários oferecidos aos trainees serão de R$ 6.600, com direito a PLR, vale-refeição ou alimentação, vale transporte, plano de saúde, Gympass, Univers, desconto em produtos, home office híbrido, previdência privada.

Inscrições: podem ser feitas pelo site.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.