Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Google lança cursos gratuitos para busca de emprego e habilidades digitais

Abertos para qualquer pessoa, os cursos curtos são gratuitos e online. As aulas podem ser realizadas a qualquer hora e de qualquer lugar


(Arnd Wiegmann/Reuters)

Durante a feira Expo CIEE Virtual, o Google lançou novos cursos gratuitos para ajudar pessoas na busca de emprego e no sucesso na carreira.

Junto ao CIEE, o objetivo do Google é capacitar 100 mil jovens até o final do ano. Os cursos ficarão disponíveis na plataforma Ateliê Digital, que faz parte da iniciativa Cresça com o Google.

Embora o lançamento seja no evento, os cursos estão abertos para qualquer pessoa. Todos são online, grauitos e as aulas podem ser realizadas a qualquer hora e de qualquer lugar. Para se inscrever, basta ter um e-mail, e nem precisa ser um endereço do Google.

No total, serão 11 cursos divididos em dois módulos. Eles começam a ser lançados agora e novos conteúdos vão ao ar até março de 2021. Até dezembro, todo o módulo 1 estará disponível.

Jimena Tomás, gerente de Marketing do Google Brasil, explica que as aulas foram planejadas para dois momentos. Primeiro, o de busca por oportunidades no mercado de trabalho. Depois, para aprender habilidades digitais e ter sucesso no novo emprego.

“O mais interessante de todo o curso é o aprendizado com as habilidades aplicadas. Temos os exemplos e conceitos junto com a parte prática. Por exemplo, um dos tópicos da aula 1 ensina como organizar as informações no processo seletivo”, comenta ela.

Mais para a frente, no módulo 2, a ser lançado em 2021, os profissionais também poderão aprender habilidades práticas para o cotidiano e rotinas cada vez mais digitais do mercado. Como ferramentas para realizar reuniões efetivas de trabalho.

Confira a lista de aulas que devem sair até o começo de 2021:

Módulo 1 – Disponíveis a partir de 9/11

  • Use o Google para encontrar um novo emprego
  • Crie um currículo
  • Como editar seu currículo

Módulo 1 – Lançamento em dezembro

  • Gerencie um projeto com ferramentas digitais
  • Técnicas para negociar seu salário
  • Aprenda a planejar reuniões eficientes

Módulo 2 – Primeiro trimestre de 2021

  • Como enviar emails profissionais
  • Aprenda a dar e receber feedback
  • Se conecte e colabore de qualquer lugar com ferramentas digitais
  • Use ferramentas digitais para tarefas diárias
  • Coloque em prática a comunicação eficaz no trabalho

Para acessar as lições, elas estarão no site do Ateliê Digital. Na aba de cursos online, há um filtro por fornecedor do curso e essas oportunidades estarão listadas como “Applied Digital Skills”.

O Cresça com o Google existe desde 2017. Segundo a gerente, o programa sempre foi pautado por eventos presenciais, onde a empresa poderá divulgar as ferramentas e cursos gratuitos para profissionais em diferentes cidades ou estados do Brasil.

Com a pandemia, e a consequente alta do desemprego, a plataforma online ganhou mais importância. “Para o ano que vem, vamos relanças toda a proposta de valor da iniciativa, já visando um modelo mais virtual”, conta a gerente.

Em 2021, a empresa de tecnologia continuará com cursos e mentorias que ajudem públicos mais afetados pela crise,. A expectativa é alcançar pequenos e médios empreendedores, em especial negócios comandados por mulheres. Iniciativas para o público trans, negros e pessoas mais velhas também fazem parte dos planos.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.