Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

O que fazer (e o que evitar) na véspera de um concurso

exame

A forma como você passa a véspera de um concurso público pode ser decisiva para o seu sucesso na prova.

Com a aproximação do grande dia, a palavra de ordem é relaxar, segundo Fábio Gonçalves, diretor do Canal de Concursos.

A dica dele é passar a véspera fazendo atividades que distraiam a cabeça. “O importante é que seja algo leve, como uma caminhada ou uma ida ao cinema”, diz ele.

Irapuã Beltrão, professor do site Concurso Virtual, diz que atividades em grupo também ajudam a reduzir o estresse. “Vale, por exemplo, um lanche ou jantar com os amigos, principalmente se eles não forem concurseiros”, afirma.

A preocupação com o repouso também deve valer à noite. “Não precisa necessariamente se deitar cedo, mas é importante dormir o número de horas adequado ao ritmo do seu organismo”, explica Beltrão.

Contra a insônia, o melhor remédio é a consciência de ter feito uma boa preparação. “É possível driblar a ansiedade e dormir tranquilo se você tiver a certeza de que estudou e está apto a ser aprovado”, diz o professor.

Tudo pronto?

É natural se sentir inquieto na iminência da prova. Mas, em vez de estudar de última hora, o conselho dos especialistas é gastar a sua energia fazendo uma revisão geral da “logística” do dia D.

“Confira todo o material que você precisa levar para o exame. Deixe separados artigos como lápis, borracha, caneta, e teste cada um deles para ver se estão funcionando bem”, recomenda Gonçalves.

Outra dica do diretor é planejar as roupas que você usará no dia seguinte. Segundo ele, é bom reservar um vestuário leve e sapatos confortáveis, que deixem você à vontade durante as horas de prova.

Além disso, é importante programar a sua saída e repassar o trajeto que você precisará fazer até o local da prova. Gonçalves recomenda antecedência. “Se você demora uma hora para chegar ao local da prova, por exemplo, saia duas horas antes ou mais”, aconselha.

O que está proibido

Ficar conectado na internet acompanhando fóruns e grupos de bate-papo de concurseiros é a pior forma de passar a véspera, na opinião de Beltrão.

“Nesses espaços é comum aparecerem boatos e informações incorretas, que só servem para alimentar a ansiedade do candidato”, diz o professor.

Outro cuidado básico é não comer nada pesado nos dois dias que antecedem a prova. “O melhor é optar por uma dieta mais leve, com alimentos que já façam parte da sua rotina”, recomenda Gonçalves.

Os especialistas também recomendam evitar qualquer atividade que implique gasto exagerado de energia – mesmo que seja de lazer. Além de leves e suaves, as atividades de entretenimento do dia também não devem comprometer horas de sono, segundo Beltrão.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.