Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Facebook e EmpregueAfro vão acelerar carreira de pessoas negras
Em conjunto, as instituições lançam o Projeto Goma, de mentoria e capacitação para profissionais negros do país
Tempo de leitura: 2 min


(Getty Images)

A consultoria em diversidade étino-racial EmpregueAfro e o Facebook se uniram para criar um programa de aceleração de carreira para pessoas negras. O hub online, lançado no dia 24/08, surge como uma tentativa de oferecer mentorias e capacitar profissionais negros para posições de liderança em empresas de diferentes portes no país.

O projeto Goma, como é chamado, é uma iniciativa da EmpregueAfro e do Conselho de Clientes do Facebook no Brasil, que tem como membros profissionais de grandes empresas e agências de publicidade como Ambev, Blinks Essence, Coca-Cola Brasil, Johnson & Johnson, Magazine Luiza, Natura, Nestlé, Netflix, Pepsico, Publicis, Raccoon, Santander, Stellantis, SUNO Creators, Unilever, entre outros.

A motivação para a criação do hub está na grande lacuna para profissonais negros no mercado de trabalho brasileiro. De acordo com uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Instituto Ethos, esse público representa mais de 55% da população brasileira, mas ocupa apenas 5% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do país.

“Para construir a equidade racial que tanto almejamos, precisamos entender cada ponto em que ainda há a reprodução do racismo, e são muitos. Quando a gente identifica um problema, fica mais fácil pensar em soluções estratégicas para resolvê-lo. Neste contexto, o Projeto Goma representa um passo na luta contra a desigualdade racial no mercado de trabalho”, diz Patrícia Santos, fundadora e CEO da EmpregueAfro.

O objetivo central do Goma é oferecer as ferramentas para que empresas possam criar seus próprios programas de aceleração dedicados aos profissionais negros. Para isso, o conteúdo será dividido em cinco módulos, todos com vídeos e materiais complementares que poderão ser acessados de maneira gratuita a partir de hoje. São eles:

  • Contexto para Empresas;
  • Capacitação para Mentores;
  • Capacitação para Mentorados;
  • Consciência Racial;
  • Modelo de Mentoria.

“Há muito o que fazer ainda no Brasil, mas acredito que o Goma será uma peça fundamental para ajudar empresas de todos os portes a impulsionar a carreira de pessoas negras.” diz Maren Lau, vice-presidente do Facebook para América Latina e líder do Conselho de Clientes no Brasil.

Os interessados no programa devem acessar os conteúdos no site ou pelos perfis do Projeto Goma no Facebook e Instagram.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.