Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
Este é o valor que não pode faltar em um líder
Page/Post Excerpt

pratica

Accountability não é um conceito fácil de traduzir. Não à toa o psicólogo e coach João Cordeiro demorou dez anos para publicar um livro sobre o tema. “Tinha receio fazer afirmações em cima de uma palavra que não tem tradução direta para o português e ao mesmo tempo possui um significado tão profundo”, diz, em entrevista ao Na Prática.

Ele explica: “Em resumo, accountability é uma virtude moral. Significa pensar e agir como dono e puxar a responsabilidade para si. Da mesma forma que o governo presta contas à sociedade e as empresas, aos acionistas, qualquer indivíduo deve assumir esse valor em sua vida pessoal e profissional.”

Assista ao vídeo completo: O que é accountability e quais são seus benefícios?

Uma pessoa que não incorporou esse valor apresenta desculpas e justificativas para tudo, culpando os outros ou as circunstâncias por aquilo que não saiu como esperava. É o que João chama de “desculpability” – termo que dá nome a outro livro de sua autoria.

“Todos temos dentro de nós um instinto forte de atribuir nosso fracasso ou sucesso a fatores não controlados – como a economia, a política, o clima, o trânsito. Também costumamos associar o atingimento ou não de uma meta a outras pessoas – como o amigo, o colega, o chefe… Independentemente de essa atribuição ter um fundo de razão, ela não agrega, causa desvio de tempo e de energia, e não gera nada novo.”

A partir do momento que uma pessoa incorpora o accountability, por outro lado, ela entende que é dona do seu destino, da sua vida, da sua carreira. E os benefícios disso são enormes para qualquer profissional, especialmente para aqueles que querem assumir uma posição de liderança e se destacar no mercado.

Para João, é impossível se criar um ambiente inovador quando as pessoas se justificam o tempo todo. “Para inovar, é preciso assumir outra postura, de accountability, e sempre se perguntar: o que eu posso fazer diante destas circunstâncias? De que forma posso agregar, deixar uma contribuição, um legado?”

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.