Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Entrevista de emprego: como se sair bem? Confira o passo a passo

Você sabe vender bem o seu peixe? Confira as dicas para se preparar para a entrevista de emprego


(ljubaphoto/Getty Images)

Não dá para adivinhar tudo o que um recrutador ou seu potencial gestor vai perguntar durante a entrevista de emprego. Ainda assim, é possível se preparar para causar uma boa impressão, vender bem o seu peixe e conseguir a vaga.

No podcast Entre Trampos e Barrancos, Maytê Carvalho, autora do livro “Persuasão – Como usar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional” e professora da ESPM e da Casa do Saber, deu dicas valiosas para garantir que o candidato esteja bem-preparado para se sair bem na entrevista.

Confira o passo a passo para a sua próxima entrevista de emprego:

1. Pesquisar sobre a empresa e sua cultura

“Vai te dar todo o rumo, vai ser sua estrela guia para o processo de preparação para a entrevista”, comenta a especialista.

O que você deve observar:

Anatomia da empresa: “Se é empresa listada na bolsa, de capital privado, que foi adquirida e vai ter uma reviravolta na gestão, se é uma startup, se a empresa tem o dono como CEO ou é um CEO contratado. Quando você consegue entender a anatomia da empresa e a cultura, você consegue construir sua narrativa de forma mais pertinentes para a empresa em questão”

Como sua narrativa se encaixa ali: “Então, se é um startup, eu vou vender meu peixe ressaltando qualidades da trajetória e da vida mostrando que sou inovador, que tenho apetite por metodologias ágeis, que estou antenada com a economia digital, ou até que não vou seguir o tradicional. Agora, se chegar com esse discurso em uma empresa estatal, mais antiga, que tem um departamento grande e mentalidade de manter o status quo, o discurso vai ser diferente”.

O ideal é você entender o contexto da empresa e como suas competências e experiências se encaixam naquele contexto. Com isso pronto, você já saberá ao menos responder perguntas comuns, como “por que você quer trabalhar aqui?” ou a temida “conte mais sobre você”.

2. Entenda o que você quer!

Para a especialista, além de pesquisa sobre a empresa, é necessário investir em autoconhecimento para entender que tipo de empresa faz sentido para seu perfil.

Mesmo que um emprego dentro de uma nova fintech pareça interessante, às vezes o profissional pode se dar melhor com o modo de trabalho de um banco.

“Se você não tem aderência para o escopo da vaga, para a área e muito menos para a empresa, faz sentido entrar nesse processo? No fim das contas, não vai ser uma dinâmica de ganha-ganha, nem para o RH ou para a pessoa, que fica frustrada”, fala ela.

3. Também entreviste o entrevistador

“Uma das melhores formas de vender o próprio peixe é mostrar que você sabe o que você quer. Muitas vezes, na dinâmica de entrevista, o candidato se coloca em posição passiva, em que espera perguntar e responde. É uma via de mão dupla, você também está entrevistando o RH ou o gestor da área”, explica ela.

Se você pesquisou e investigou o que você traz para a mesa, você já vai estar mais seguro para mostrar que conhece e fazer as perguntas certas sobre a vaga.

E confira algumas perguntas que você pode fazer na entrevista:

  • Questões sobre a descrição da vaga;
  • Existe um diretor acima de mim?
  • Tenho pares? Tenho liderados?
  • É uma equipe de que tamanho?
  • Como é a comunicação da empresa?
  • Tenho que ir ao escritório todo dia?

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.