Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Conheça os principais motivos que levam um funcionário a pedir demissão

O Globo

Para a maioria, uma das decisões mais difíceis da vida profissional é pedir demissão. O estresse, a rotina, o relacionamento delicado com os colegas e a baixa remuneração estão entre os inúmeros motivos pelos quais os profissionais decidem abandonar o emprego. Pesquisa realizada pela Trabalhando.com, aponta que 67% dos entrevistados pediriam demissão caso a empresa mudasse para algum lugar de difícil acesso, enquanto apenas 4% largaria seu trabalho por conta de uma briga com um colega. Para 16%, o cancelamento de benefícios seria uma razão para sair do trabalho, e os 13% restantes disseram que sairiam por discutir com seu chefe. Durante o levantamento, foram ouvidos 1.369 profissionais, 65% mulheres e 35% homens.

Para Caio Infante, diretor-geral da Trabalhando.com, tomar esse tipo de decisão é algo muito sério e é sempre bom conversar antes agir:

— No caso da mudança de endereço da empresa, por exemplo, o profissional deve falar antes e explicar sua situação para o empregador. Às vezes, pode haver uma solução boa os dois lados. Tenha em mente que mudar de endereço não é simples, leva tempo e todos os riscos são avaliados.

Em relação às brigas, discussões e desentendimentos com um colega ou com o chefe, Infante acredita que, em primeiro lugar, é importante refletir muito e tentar entender o motivo do desentendimento.

— Outra coisa importante é pedir opinião de um colega mais próximo, assim você pode interpretar e saber quem tem a razão, justifica.

Para os que pensam em pedir demissão, o diretor-geral da Trabalhando.com separou cinco dicas que podem facilitar o processo:

1. É importante ser honesto, explicar qual o motivo verdadeiro de sua saída. Entretanto, não utilize essa situação para falar tudo que acha de ruim na empresa. Busque informar apenas suas razões pessoais;

2. Tente conversar com seu chefe em algum ambiente mais tranquilo e reservado. Dessa maneira, você se sentirá mais relaxado para conversar e expressar sua vontade;

3. Não pegue as pessoas de surpresa. É ideal falar com um pouco de antecedência e concluir seus projetos antes de sair. Caso seu chefe peça para você ficar mais um tempo, aceite o pedido, essa é uma maneira de manter um bom relacionamento e não fechar portas;

4. Discuta o assunto com sua família. Assim como você deve revelar sua decisão com antecedência no trabalho, faça igual em casa. É importante ter o apoio da família e dos amigos na hora de tomar uma decisão desse tipo;

5. Faça um planejamento, tendo em mente: como você irá se manter financeiramente, com o que irá se ocupar e como encontrará um novo emprego.

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.