Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará

Como tirar proveito do WhatsApp Business


O WhatsApp ganhou, em janeiro, uma versão voltada aos negócios: o WhatsApp Business, que favorece a comunicação das empresas com os clientes e oferece funcionalidades que não estão no programa original. Por enquanto, o aplicativo, que é gratuito, só pode ser usado em smartphones com sistema Android.

Para André Guimarães, coordenador do MBA em Negócios Digitais da Inova Business School, em São Paulo, foram os usuários que mostraram a força do aplicativo para os negócios. “Tudo já é feito pelo WhatsApp: conversas entre colegas de empresa, negociação de serviços, confirmações de compromissos e de consultas”, afirma.

Na versão business, as companhias precisam da autorização dos consumidores para entrar em contato com eles. “E o cliente consegue bloquear o perfil da empresa quando não quiser mais conversar com ela”, afirma Edney Souza, professor de marketing digital na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP).

Também há a exigência de que todos os cadastros corporativos tenham um número fixo de telefone para a verificação da existência da companhia, evitando a criação de perfis falsos. Um selo verde atesta a validação feita pelo WhatsApp.

Respostas automáticas

Entre as possibilidades de configuração está a oportunidade de as empresas programarem uma resposta automática, como as de saudação. “Quando não é possível retornar mensagens de clientes em até 30 minutos, melhor usar as automáticas”, diz Edney Souza, da ESPM. “Nelas, é interessante informar questões práticas, como o horário de funcionamento. Se for um restaurante, já pode até comunicar os destaques do cardápio e o horário de entregas.” Palavras-chave podem acionar retornos instantâneos. Por exemplo, toda mensagem recebida com “ingresso” pode receber imediatamente informações sobre locais de compra e valores.

Listas de transmissão

As listas podem ter até 256 participantes. Mas, do outro lado, o cliente só recebe as mensagens se tem a empresa na agenda dele. Para conseguir maior êxito no alcance do público, os textos devem ser curtos e objetivos. Também é preciso manter a cordialidade. “Com um print da tela, o consumidor divulga para toda a rede de contatos dele que a companhia deu uma resposta atravessada”, alerta Souza.

Estatísticas

A geração de estatísticas é o grande insight da nova versão do WhatsApp, porque a comunicação empresa-cliente gera informações relevantes. “Essa tecnologia pode mostrar os produtos que mais agradam, quantas pessoas bloquearam a empresa, quantas leram a mensagem ou a descartaram”, afirma André Guimarães, da Inova Business School. Outro recurso é que os textos podem ser marcados com cores diferentes, facilitando a gestão das mensagens.

Uso com moderação

Apesar de a ferramenta ser a forma mais fácil de acessar o consumidor, ninguém quer ser importunado o tempo todo. “A tendência é que o WhatsApp Business seja uma segunda tela do e-commerce, dando um empurrãozinho para aquele cliente que não finalizou a compra no site”, diz Guimarães. “De qualquer forma, é preciso haver moderação no uso.” Mensagens insistentes sobre o mesmo assunto têm impacto negativo na imagem corporativa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.