Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
As 10 carreiras dos sonhos das crianças
Page/Post Excerpt

exame

A empresa de recrutamento Michael Page decidiu fazer uma pergunta clássica a 100 crianças com idade entre 7 e 11 anos: “O que você quer ser quando crescer?”.

A resposta não chegou a surpreender: a profissão mais citada pelas meninas foi a de professora, enquanto a carreira mais popular entre os meninos foi a de jogador de futebol.

Para Oliver Watson, diretor executivo da empresa no Reino Unido, país onde foi feita a pesquisa, os resultados mostram que os estereótipos de gênero permanecem muito vivos no imaginário infantil.

“As meninas mostraram um foco em profissões mais colaborativas, como educação, enfermagem e veterinária, e também no entretenimento, como música e arte”, diz o especialista.

Já os meninos aspiram a profissões ligadas ao esporte, como jogadores de futebol, pilotos e jogadores de rugby, além de carreiras em que eles podem exercer autoridade na sociedade, como bombeiros e policiais, completa ele.

Veja o quadro com as 10 profissões dos sonhos das crianças, segundo o estudo:

Ranking Meninas Meninos
1 Professora Jogador de futebol
2 Veterinária Policial
3 Cientista Cientista
4 Designer Designer
5 Dançarina Explorador
6 Enfermeira Bombeiro
7 Cabelereira Paleontólogo
8 Ginasta Piloto
9 Padeira Piloto de rally
10 Artista Jogador de rugby

Com base em desenhos feitos pelos entrevistados, o estudo ainda mostrou que quatro em cada cinco crianças imaginam banqueiros como homens e enfermeiras como mulheres. Além disso, a área de construção civil é associada ao gênero masculino por 88%, enquanto o direito é associado ao gênero feminino por 65%.

“Os desenhos podem parecer uma maneira bastante inocente e ilustrativa de examinar o tema da diversidade na infância, mas temos que pensar por que as crianças ainda estão associando certas funções a gêneros específicos”, diz Watson. “É fundamental incentivarmos desde já a diversidade e a inclusão na escola e no mundo do trabalho”.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.