Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
7 livros obrigatórios para quem é (ou quer ser) líder
Page/Post Excerpt


Você pode até ter um talento nato para a liderança, mas dificilmente irá muito longe se não tiver repertório teórico sobre o assunto. Nesse quesito, os livros podem ser verdadeiros passaportes para o mundo da chefia.

Quer sugestões? Diego Gomes CEO da startup 12 minutos, que oferece resumos de best-sellers do mercado corporativo, fez uma compilação de obras essenciais para qualquer jovem que é (ou deseja ser) gestor.

A lista contempla obras sobre como motivar sua equipe, aplicar técnicas de comunicação e persuasão, fazer reuniões produtivas e gerar bons resultados a partir das adversidades. Confira as indicações a seguir e boa leitura!

1. “O obstáculo é o caminho”

Neste livro, o consultor Ryan Holiday retoma lições de imperadores romanos e outros líderes históricos para provar sua principal hipótese: é possível se beneficiar dos problemas.

De acordo com Gomes, o jovem líder deve entender que o obstáculo não é necessariamente algo a ser evitado — quando acontecer, o ideal é convertê-lo em bússola para oportunidades melhores.

2. “Drive”

O que faz você acordar todos os dias para ir ao trabalho? O especialista em carreira Daniel Pink mostra por que as recompensas tradicionais não funcionam mais, e revela os três disparadores da motivação: autonomia, maestria e sentido.

Com base nesses princípios, o autor ensina como motivar equipes e também impulsionar você mesmo à ação.

3. “High output management”

Escrito por Andy Grove, ex-CEO da Intel e figura lendária no Vale do Silício, o livro é um paradigma para a gestão de empresas de tecnologia —mas pode ser aproveitado por executivos de qualquer segmento.

De forma resumida, a obra ensina o leitor a otimizar seu próprio potencial de liderança para gerar bons resultados. Além disso, diz Gomes, também é um excelente guia para delegar, comunicar, entender o grau de maturidade de cada liderado e até fazer reuniões mais produtivas.

4. Influência: a psicologia da persuasão

Para liderar, é preciso influenciar — e para influenciar, é necessário saber persuadir. Neste livro, o badalado psicólogo Robert Cialdini disseca quais mecanismos você pode usar para convencer as outras pessoas a seguirem as suas ideias. Em seguida, ensina técnicas para colocar a teoria em ação.

“Persuadir não é algo maligno, como alguns acham, e Cialdini ensina receitas práticas para aumentar o seu poder de influência”, diz Gomes.

5. “Empresas feitas para vencer”

Com base em uma extensa pesquisa sobre os fatores por trás do sucesso estrondoso de certas empresas, o consultor Jim Collins traçou as características universais de um negócio eficiente.

O livro virou um best-seller, e pode ser uma importante fonte de inspiração para executivos que pretendem elevar o desempenho das empresas que lideram.

6. “Virando a própria mesa”

O brasileiro Ricardo Semler, sócio majoritário da Semco Partners, conta como construiu uma empresa de alta performance sem copiar “receitas” estrangeiras. Segundo ele, pequenas atitudes originais, como abolir a prática do cartão de ponto, podem trazer resultados melhores do que aderir a práticas consagradas.

Encarar os funcionários como seres humanos é um princípio essencial para a liderança, sugere o livro, e não o modelo seguido por gestores que estabelecem controles excessivamente rígidos sobre suas equipes.

7. “Churchill – Uma vida”

Martin Gilbert, biógrafo oficial do estadista britânico Winston Churchill (1874-1965), descreve os bastidores da vida pessoal do político e de seu período no comando do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

Na visão de Gomes, Churchill foi um exemplo essencial para qualquer líder. “Ele sabia motivar, persuadir e fazer alianças, além de prezar por uma comunicação clara, direta, resultado de muita preparação e planejamento”, comenta ele.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.