Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
3 truques para evitar o famoso ‘branco’ em apresentações
Page/Post Excerpt

exame

Conduzir palestras é uma grande conquista para qualquer profissional, mas é preciso tomar certos cuidados básicos para não transformar essa oportunidade de realização em pesadelo.

Um dos deslizes mais comuns é ter o famoso “branco”: as palavras fogem de repente e você não conseguir concluir a apresentação. Quando você deixa claro para o público que se perdeu, as chances de você se desestabilizar completamente ficam ainda maiores.

“Existe uma dinâmica muito recorrente em palestras que é o sentimento de ameaça: o palestrante sobe ao palco e tem medo de ser julgado ou interpretado de forma equivocada. Isso gera nervosismo e consequentemente o temido ‘branco’”, explica Roger Chequer, sócio-diretor da SOAP, empresa especializada em apresentações.

Biologicamente, essa ameaça é um gatilho para diversas reações químicas – o sangue vai para os limbos, o corpo transpira e a adrenalina faz efeito – que promovem um “sequestro” emocional e paralisam o palestrante.

Caso essa paralisação aconteça, é importante sempre manter a calma e, principalmente, não perder o “olho no olho” com a plateia. “Costumo dizer que só o palestrante sabe até onde o conteúdo dele vai, o público não. Se der ‘branco’, é recomendável manter contato visual e tentar ganhar tempo enquanto você tenta lembrar” orienta Marco Srazolim, diretor de comunicação da Monkey Business.

Para impedir esse desconforto, especialistas consultados por nós deram dicas de ferramentas e mecanismos que podem ser aliados do profissional em cima dos palcos. Confira:

1. Não estude apenas o conteúdo da palestra

A primeira dica é conhecer mais sobre o assunto do que você pretende abordar na apresentação. De acordo com Srazolim, essa estratégia dá ao palestrante caminhos alternativos, caso o plano inicial se perca.

“Existe uma ferramenta chamada storytelling, que significa contar uma boa história, com o recorte definido pelo palestrante. Essa é a deixa para conquistar o público e mostrar que você entende do assunto”, explica Srazolim.

2. Prepare o material com cuidado e paciência

O planejamento é um dos principais segredos do sucesso de qualquer palestra. Aliado ao storytelling, ele ajuda a conduzir o público e fixar a atenção ao conteúdo oral, e não só visual.

Os slides são a ferramenta mais eficaz para apresentações. “A dica mais importante é estruturá-los em tópicos, para auxiliar a localização do material. Esses tópicos, no entanto, não precisam estar listados, mas podem ser representados em desenhos ou palavras-chave”, orienta Chequer.

3. Nunca decore

Esta dica é aquela que os professores sempre recomendam em períodos de provas: vale mais compreender o tema abordado do que simplesmente memorizá-lo. Além de evitar “brancos” totais, esse conselho ajuda a tornar as suas apresentações mais atraentes.

“Quando o apresentador realmente sabe do que está falando, as palestras ficam mais interessantes. Assim, as intervenções do público ou uma eventual falha nos slides não comprometem a apresentação”, diz Srazolim.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.