Av. Senador Lemos, Umarizal, Belém/Pará
10 ferramentas que ajudam a trabalhar mais em menos tempo
Page/Post Excerpt

exame

Você perde tempo com bobagens na internet em vez de começar aquele relatório longo e difícil prometido há tempos para o seu chefe?

A julgar pela enorme oferta de apps, programas e outros “remédios” tecnológicos contra a procrastinação, você não está sozinho nessa.

Veja, na galeria a seguir, uma compilação de 10 ferramentas que prometem socorrer os maus administradores do tempo.

Há desde soluções simples, como gerenciadores de tarefas, até alternativas mais drásticas, como telas pretas, castigos sonoros e hipnose.

[slider slider_height=”450″ image_resize=”false” image_crop=”true” flex_slider_effect=”slide” slider_timeout=”60″]
[slide title=”Priorities” img_url=”http://assets1.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543782/size_810_16_9_priorities.jpg” link=””] Visualizar claramente quais são as prioridades do dia é um dos desafios do procrastinador. Com este app, é possível construir uma hierarquia das suas tarefas de forma fácil e organizada.
Uma das funcionalidades é a criação de projetos: para cada tarefa, você pode listar sub-tarefas necessárias para completá-la.
O aplicativo é gratuito e está disponível no iTunes.[/slide]
[slide title=”Procraster” img_url=”http://assets1.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543815/size_810_16_9_procraster.jpg” link=””] O usuário recebe alertas e pequenas recompensas até terminar sua lista de projetos.
Se você está tendo dificuldade para terminar uma atividade específica, o aplicativo oferece conselhos motivacionais e propõe uma série de sessões de 25 minutos de trabalho, entremeados por prêmios como “hora do café” ou “veja o Facebook”.
O download pode ser feito no iTunes.[/slide]
[slide title=”Yelling Mom” img_url=”http://assets1.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543788/size_810_16_9_yelling_mom.png” link=””] O sugestivo nome da ferramenta (em tradução livre do inglês, “mãe gritando”) dá uma dica do funcionamento do app.
A ideia é cortar a procrastinação na base do grito – na verdade, com sons desagradáveis como apitos e sirenes. O usuário pode deletar ou prorrogar tarefas da sua lista, mas também pode fixá-las para impedir que sejam adiadas.
O app está disponível para usuários de produtos da Apple no iTunes.[/slide]
[slide title=”White Noise” img_url=”http://assets3.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543785/size_810_16_9_whitenoise.jpg” link=””] Procrastinadores são vítimas de fáceis de distrações – ainda mais se trabalham em escritórios sem paredes. Este app produz sons que abafam e mascaram sons ambientes.
É possível compor a sua atmosfera sonora favorita com diversas frequências. O “escudo” proporcionado pelo WhiteNoise promete ser tão poderoso que é usado até para facilitar o sono.
A ferramenta está disponível no iTunes e na Google Play. Também há uma extensão para usuários do Google Chrome.[/slide]
[slide title=”Finish” img_url=”http://assets0.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543781/size_810_16_9_finish.jpg” link=””]Desenvolvido pelos adolescentes norte-americanos Ryan Orbuch and Michael Hansen com o objetivo inicial de ajudar estudantes do ensino médio a manter o foco nos estudos. Mas sua utilidade também pode ser sentida por procrastinadores mais maduros.
A ideia é dividir tarefas em categorias de curto, médio e longo prazo. Com base nessa hierarquia, o aplicativo interage com o usuário para lembrá-lo de completar sua tarefa no tempo certo. Se ativar a função “Me incomode”, você será notificado a cada hora depois que o seu prazo passar.
O download pode ser feito no iTunes. [/slide]
[slide title=”End Procrastination Hypnosis” img_url=”http://assets0.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543813/size_810_16_9_end.jpg” link=””]O aplicativo propõe a hipnose como alternativa para os mais desconcentrados. A proposta é ouvir o áudio criado pela ferramenta por 20 minutos todos os dias, como uma forma de meditação.
Segundo os desenvolvedores, a vantagem do método é ensinar diretamente ao cérebro as atividades vitais de que ele necessita para superar a procrastinação.
A ferramenta está disponível na Google Play e no iTunes.[/slide]
[slide title=”Self Control” img_url=”http://assets3.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543783/size_810_16_9_self_control.jpg” link=””] O programa, que é exclusivo para usuários de Mac, é um “remédio” um pouco mais radical para quem não consegue cumprir prazos. A proposta é bloquear temporariamente o acesso a sites que sejam uma causa frequente de distração para o usuário.
O detalhe é que não há volta. Até o prazo estabelecido expirar, você não conseguirá entrar naquelas páginas – nem mesmo se reiniciar a máquina ou deletar o programa.
Para baixar, basta acessar o site da ferramenta.[/slide]
[slide title=”Procrastination Punisher” img_url=”http://assets2.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543822/size_810_16_9_procrastination.jpg” link=””]Esta é uma espécie de versão para celulares do “Self Control”. Com a ferramenta, você pode bloquear o seu próprio acesso a alguns apps viciantes, como Angry Birds ou WhatsApp, por intervalos de tempo determinados – como das 9h às 18h em dias de semana.
Detalhe: se decidir usar o app “proibido” mesmo assim, você pagará uma quantia de dinheiro determinada por você mesmo a uma instituição de caridade de sua escolha. Pelo menos a sua mania de procrastinar ajudará alguém, dizem os desenvolvedores.
O aplicativo pode ser baixado na Google Play. [/slide]
[slide title=”Write or die” img_url=”http://assets0.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543787/size_810_16_9_write_or_die.jpg” link=””] Uma outra saída extrema para a procrastinação. O foco aqui são as tarefas que exigem redação de textos, de emails a relatórios. Para começar, é preciso determinar um limite de tempo e um número ideal de palavras para digitar nesse prazo.
Se você não conseguir completar a meta, sofrerá algum tipo de castigo. O modo “gentil” abrirá uma notificação na sua tela, enquanto o modo “normal” tocará sons desagradáveis, como o choro de um bebê. O modo “kamikaze” apaga todo o seu trabalho se você demorar demais para completá-lo.
Disponível para usuários de Windows, Mac e Linux em seu site oficial.[/slide]
[slide title=”Write Room” img_url=”http://assets2.exame.abril.com.br/assets/images/2015/8/543789/size_810_16_9_write_room.jpg” link=””]O programa deixa a tela do seu computador completamente preta, à exceção de uma área para digitar o texto que você precisa terminar.
O objetivo é proporcionar ao usuário uma imersão visual no trabalho e coibir a tentação de acessar sites e redes sociais.
A ferramenta é destinada a usuários de Mac e está disponível no iTunes. Uma versão análoga para Windows se chama “Dark Room” e pode ser baixada no site dos desenvolvedores. [/slide]
[/slider]

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.